"Pensar e agir em direção à sustentabilidade, é muito mais do que cuidar da Natureza: nós somos a própria Natureza. É olhar para si mesmo com o coração aberto, receber com amor a sua vida e compartilhar com generosidade o seu melhor com todo o mundo. Ser sustentável é viver com amor, é viver nossa espiritualidade, é dar voz à nossa Natureza Divina"
Yumi Hada
APRESENTAÇÃO
O projeto do jogo virtual para a sustentabilidade foi desenvolvido pelo Tribunal de Justiça de São Paulo e cedido ao Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região por meio de termo de convênio que objetiva a cooperação técnica entre os dois Tribunais.
O jogo visa estimular uma economia racional e sustentável de recursos naturais e bens públicos; o projeto está alinhado às metas previstas no Plano de Logística Sustentável (2015-2020) e ao Planejamento Estratégico Institucional (2015-2020) deste Tribunal, bem como às recomendações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).
Assim, a fim de promover a participação das unidades administrativas e judiciárias do TRT-2, foi elaborado o Jogo Virtual do TRT-2 SUSTENTÁVEL com objetivo de estimular a prática de ações que promovam a cultura da responsabilidade socioambiental em todas as unidades do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região.
COMO FUNCIONA O JOGO VIRTUAL?
Cada unidade do TRT-2 possui uma árvore virtual que, ao longo da campanha, vai se tornando mais frondosa de acordo com os índices de economia e de redução de resíduos obtidos, também transformados em pontuação.
Nesta 2ª edição do jogo virtual, promoveremos, além da economia de água, energia e papel sulfite, a Coleta Seletiva Solidária e a redução na geração de resíduos a fim de estimular a cultura da não geração, da redução e da separação correta de resíduos com a inclusão de cooperativas de catadores de materiais recicláveis.
Dessa forma, o Tribunal se alinha à Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei nº 12.305/2010, e à Campanha Mares Limpos criada pela ONU Meio Ambiente.
Mensalmente a árvore poderá receber folhas e frutos, caso a unidade atinja ou supere as metas de economia e de redução na geração de resíduos descritas abaixo:
- Água: 1%
- Energia: 2%
- Papel: 5%
- Resíduos recicláveis: 1%
- Resíduos não recicláveis: 2%
Ao final da competição, cujo período se estende de julho a novembro de 2019 (com inserção dos últimos dados no sistema em novembro), a unidade com maior número de pontos será a vencedora.
PREMIAÇÃO
Ao final da Campanha, serão premiadas as duas Unidades que atingirem a maior pontuação. Participarão do sorteio magistrados, servidores e terceirizados lotados na Unidade por pelos menos quatro meses do período do jogo.
Além da premiação, será conferido o Selo Verde à Unidade em 1ª colocação.
MECÂNICA DO JOGO E APURAÇÃO DE RESULTADOS
O TRT-2 SUSTENTÁVEL será desenvolvido de julho a novembro de 2019. Cada unidade participante terá um valor médio de consumo de água, energia e de papel sulfite e de geração de resíduos, recicláveis e não recicláveis, o qual servirá como referência e será definido conforme abaixo:
Consumo de água, energia e papel de cada unidade participante: As médias de referência serão calculadas pela Comissão Gestora do PLS e corresponderão à média de consumo de cada item no período de junho a outubro de 2018.
Geração de resíduos recicláveis e não recicláveis de cada unidade participante: As médias de referência serão calculadas pela Comissão Gestora do PLS e corresponderão à média de geração de cada item durante o período de janeiro a dezembro de 2018. Obs: O valor médio será calculado de acordo com a geração mensal de resíduos do ano de 2018, que foi enviada pelas Unidades à Seção de Gestão Socioambiental.
Mês a mês, os gestores dos imóveis (ou administradores prediais) informarão na plataforma do jogo os dados de consumo de água, energia e papel sulfite e as quantidades de resíduos produzidas. As unidades que atingirem ou superarem as metas estabelecidas ganharão folhas e frutos em sua árvore virtual e pontos.
As que superarem as metas receberão elementos surpresa em suas páginas.
Metas de economia:
- Água - 1%
- Energia - 2%
- Papel Sulfite - 5%
Metas de redução de resíduos:
- Resíduos recicláveis: 1%
- Resíduos não recicláveis: 2%
Confira os detalhes do TRT-2 SUSTENTÁVEL no regulamento.